quinta-feira, 20 de março de 2008
Radiohead Strikes Back
Radiohead continua a passos fortes sua divulgação do álbum In Rainbows. Para quem esteve debaixo da pedra nos últimos meses, uma pequena recapitulação: CD ao preço que vc quiser e Scotch Mist.
Longe de precisar provar a alguém a qualidade de seu trabalho, ou sua visão estratégica muito a frente do restante do mercado, a banda ainda assim dá prosseguimento ao "Case Radiohead".
Em parceria com o site aniBoom, a banda deu início a um concurso cultural, cuja desafia os participantes a fazerem uma animação de qualquer uma das canções do último álbum. O vencedor será escolhido pela própria banda, além de faturar 10 mil dólares como prêmio.
Mas o concurso não é tão simples assim, até porque abriria espaço para muita coisa bizarra. Há uma divisão de fases, que funciona mais ou menos assim:
- Para participar da fase inicial, é preciso enviar seu storyboard para o site, no formato de rascunhos ou vídeo;
- A primeira fase da promoção foi iniciada na última segunda (17/03), e terá a duração de seis semanas, sendo que nas últimas três os candidatos estarão à mostra, para que o público eleja dez semifinalistas;
- Cada semifinalista receberá mil dólares para criar um vídeo com a duração de 1min a partir de seu storyboard;
- Além desses semifinalistas, outras pessoas também podem participar dessa etapa, mas não receberão o auxílio financeiro. Um destes se juntará aos semifinalistas;
- Em um período de duas semanas, os usuários de aniBoom elegerão seus cinco favoritos, para formarem a grande final;
- O vencedor, escolhido pela banda, receberá 10 mil dólares para desenvolver o videoclipe completo, que será divulgado em ação de marketing do website.
Não vou repetir a rasgação de elogios às iniciativas da banda, mas é inegável que Radiohead é exemplo de benchmark não apenas para outras bandas e gravadoras, mas para empresas e agências também, ao propor à sua legião de fãs e admiradores muito mais que música - que seria o produto esperado, na linguagem de marketeiros de plantão - mas ampliando as possibilidades de contato do consumidor com a "marca".
Fonte: smellycat.com.br
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