terça-feira, 8 de janeiro de 2008

OK Computer


Não faziamos idéia, na época que foi lançado o álbum que dá nome ao post, que a banda domaria o computador assim, com tanta genialidade.

Se há um adjetivo que classifique o Radiohead é "inovador". De fato, é difícil ouvir o som da banda sem o estado de espírito certo. Mas com o lançamento de "In Rainbows", Thom Yorke & Cia dão mostras de como não é apenas o som que é inovador.

Para começar, aquilo que todo mundo leu, ouviu e comentou. Inclusive eu. O download das faixas disponível no site da banda, ao preço que o consumidor julgasse justo, incluindo a possibilidade de não se pagar nada. Lembro que li a respeito pela pimeira vez no post mais engraçado possível, no excelente Rock de Índio.

A ousadia da banda foi celebrada por muitos como uma cartada de mestre na eterna briga entre bandas, gravadoras e programas P2P. Logo depois o cd foi disponibilizado. Pois é aquela velha história. O mercado de cds definitivamente não é o mesmo de antes. Cd hoje é coisa de colecionador. Eu mesmo compro cds somente de bandas de que realmente gosto. E ainda espero um tempo pra baixar o preço. Até porque as bandas não lucram merda nenhuma muito com as vendas de álbuns, e sim com as turnês.

Mas voltando. Subestimamos os caras ao acharmos que parariam por ali. E é então que, na virada do ano, o Radiohead disponibiliza um vídeo na web, chamado "Scotch Mist", que simplesmente contém todas as músicas do "In Rainbows" na versão de estúdio, além de poesias e psicodelias de autoria da própria banda nos intervalos entre as canções.

Daí vc se pergunta: o que o Radiohead ganha, disponibilizando tanta coisa de graça, quando poderia lançar uma versão especial do álbum contendo essa gravação?

Primeiramente, há uma aproximação da banda com seus fãs, que devem estar em estado de graça até agora, o que fortalece ainda mais a relação entre as duas partes.

Além disso, a geração de ampla mídia espontânea. Não me lembro da banda ter tido tanta exposição em algum outro momento. E também não me recordo de uma melhor divulgação de um trabalho musical.

Conseqüentemente, aumenta a experimentação do trabalho da banda. Embora seja evidente que a maioria vai detestar. Mas a maioria se contenta com música lixo, mesmo.

E, por fim, somando todos esses fatores e mais a competência da banda, a imagem do Radiohead se torna ainda mais poderosa. Trata-se de uma banda que rompe com o tradicional em todos os aspectos, em todos os momentos.
Por essas e outras é ótimo exemplo para benchmarking de sua estratégia de marketing. Além, claro, de seu trabalho único.
Fontes: simviral.com e colmeia.tv

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]



Enter your email address:

Delivered by FeedBurner