segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A dança do banner

Parte do blablabla básico sobre a internet discorre sobre como é uma mídia em franco crescimento, que permite renovação constante, o que não deixa de ser uma verdade. A Web 2.0 já é uma realidade existente que a cada momento permite novas e melhores utilizações. Porém, como parte desse processo de evolução constante da web, é preciso abrir mão de formatos antigos, obsoletos, que quase podemos chamar de tradicionais, se é que algo pode ser tradicional em um meio tão recente. Nesse cenário, os novos formatos de conteúdo que surgem sufocam cada vez mais a mais defasada das mídias online: o banner.

Não digo que um formato antigo necessariamente se torne ultapassado, mas estamos falando de um formato que pouco se reinventa, que explora poucas inovações. Vê-se hoje que sua atuação cada vez mais funciona como suporte de ações em mídias sociais, video-sharing, metaversos, ARG's, enfim, formatos em amplo destaque. E muito embora a atuação dos banners seja cada vez mais diminuta, o espaço que estes ocupam é cada vez maior, para o desagrado do usuário. Foi justamente essa a oportunidade que Doritos identificou.

Em criação da agência sueca Papercut, foi desenvolvido um conceito de aplicativo que promete mudar algumas regras no que estamos acostumados a encontrar em sites. A premissa do aplicativo é a otimização do espaço publicitário das páginas de internet. Visite rapidamente as páginas dos grandes portais, como UOL e Terra. Imagine que fosse possível ocupar todo o espaço publicitário nestes canais com informações realmente pertinentes para vc: atualizações no Orkut, notícias sobre seu time, fotos do seu papagaio. Ou seja, personalizar a internet como um todo ao gosto do usuário e dar a ele um senso de exclusividade no conteúdo que lhe é apresentado.

A explicação do aplicativo pode ser vista no vídeo abaixo, originalmente podendo ser acessada nesse site.



Se a moda pega, das duas uma: ou é feito um intensivo trabalho na melhora do conteúdo apresentado nesse formato, ou se investe ainda mais em outros formatos. Trata-se de uma discussão
especialmente relevante para os veículos. Afinal de contas, o que pode ser feito para pagar as contas sob essa hipótese? Aposentar o banner é viável?

Fonte: updateordie.com

Comentários:
Boa tarde,

tudo bem?

Visito o Página Simples com frequência, estou finalizando minha monografia, faço pós graduação em marketing e acho que sua opinião seria interessante como material pra meu projeto.
Se vc se interessar em responder um pequeno (10 perguntas simples) questionário sobre marketing de guerrilha....aqui está o link:

é melhor visualizado no Internet Explorer

http://www.caixapreta.net/monografia/

desde já agradeço,
Camila
 
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