quinta-feira, 7 de agosto de 2008
O melô dos virais nacionais
Julho foi um mês de férias involuntárias para o blog. Estive sem pc e completamente lotado de trabalho para fazer. O resto é previsível. Por isso a intenção é fazer este post-desfibrilador, e voltar a tentar postar com uma periodicidade minimamente aceitável.
E se há um assunto que chamou atenção do meio publicitário nesta semana, foi a entrada da Unicel no mercado de operadoras de celular em São Paulo, apresentada ao mercado com a marca Aeiou. O nome peculiar se dá ao fato das vogais serem a base da comunicação, segundo a empresa.
A nova operadora, que lançará seus serviços a partir do mês de setembro, adota estratégia de marketing ousada. Focada no público jovem urbano, a empresa trabalhará somente com a venda de chips pré-pagos, nada de aparelhos. Também atuará somente no meio online, não possuindo lojas físicas, com a exceção de loja conceito no bairro Vila Madalena. Inicialmente, a Aeiou se limitará à Grande São Paulo.
Estratégia ousada e um tanto arriscada, se me permite opinar. Claramente, a empresa busca atuar com liderança em custos, podendo assim oferecer preços mais vantajosos para o público. O que leva a crer que estarão focados no jovem de baixa renda, até porque basta saber somar 1 e 1 para saber que o público jovem anseia por status. E em tempos de iPhone e 3G, a Aeiou entra no mercado oferecendo justamente o oposto. Isso sem contar que em outubro também estréia no mercado paulista a Oi, que se autodenomina mãe do desbloqueio.
Para completar o pacote, uma vez focada no público jovem, era de se esperar que a comunicação da empresa priorizasse a internet, buscando ser o mais cool possível. E como virais são sinônimo de cool hoje, a solução criativa da Aeiou, em criação da BigMan, foi a realização de um viral composto por virais nacionais.
Se vc sente um ar de dejà-vu, não se engana. Como bem adiantou o Adivertido, o vídeo é uma fusão da primeira campanha do Chevrolet Prisma e de Pork and Beans, do Weezer. Celebridades nacionais do YouTube, como Maria Alice Vergueiro do Tapa na Pantera, o saudoso repórter do Choque da Uva, Sônia Youtubiu, turma da Dança do Quadrado, a eterna Ruth Lemos, etc, se juntaram para cantarem o jingle da nova operadora. O resultado é este:
Os virais nacionais até ficaram bem representados, mas senti grande faltado anticristo de Maísa. Mas ok, prático, normal.
Fontes: adivertido.com e simviral.com
E se há um assunto que chamou atenção do meio publicitário nesta semana, foi a entrada da Unicel no mercado de operadoras de celular em São Paulo, apresentada ao mercado com a marca Aeiou. O nome peculiar se dá ao fato das vogais serem a base da comunicação, segundo a empresa.
A nova operadora, que lançará seus serviços a partir do mês de setembro, adota estratégia de marketing ousada. Focada no público jovem urbano, a empresa trabalhará somente com a venda de chips pré-pagos, nada de aparelhos. Também atuará somente no meio online, não possuindo lojas físicas, com a exceção de loja conceito no bairro Vila Madalena. Inicialmente, a Aeiou se limitará à Grande São Paulo.
Estratégia ousada e um tanto arriscada, se me permite opinar. Claramente, a empresa busca atuar com liderança em custos, podendo assim oferecer preços mais vantajosos para o público. O que leva a crer que estarão focados no jovem de baixa renda, até porque basta saber somar 1 e 1 para saber que o público jovem anseia por status. E em tempos de iPhone e 3G, a Aeiou entra no mercado oferecendo justamente o oposto. Isso sem contar que em outubro também estréia no mercado paulista a Oi, que se autodenomina mãe do desbloqueio.
Para completar o pacote, uma vez focada no público jovem, era de se esperar que a comunicação da empresa priorizasse a internet, buscando ser o mais cool possível. E como virais são sinônimo de cool hoje, a solução criativa da Aeiou, em criação da BigMan, foi a realização de um viral composto por virais nacionais.
Se vc sente um ar de dejà-vu, não se engana. Como bem adiantou o Adivertido, o vídeo é uma fusão da primeira campanha do Chevrolet Prisma e de Pork and Beans, do Weezer. Celebridades nacionais do YouTube, como Maria Alice Vergueiro do Tapa na Pantera, o saudoso repórter do Choque da Uva, Sônia Youtubiu, turma da Dança do Quadrado, a eterna Ruth Lemos, etc, se juntaram para cantarem o jingle da nova operadora. O resultado é este:
Os virais nacionais até ficaram bem representados, mas senti grande falta
Fontes: adivertido.com e simviral.com
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