domingo, 9 de março de 2008

Ensinando a pescar (ou plantar)

A importância do marketing direto já foi discutida aqui há alguns posts. E de fato há uma preocupação cada vez maior das empresas de tirarem o maior proveito possível das oportunidades que essa ferramenta proporciona.

Nesse contexto, Honda dá uma aula de como se fazer uma mala-direta. Não apenas a peça vai de acordo com o público-alvo, tanto no formato quanto no conteúdo, mas também apresenta um grande diferencial, que permite com que a marca vá muito além do convencional, tanto em relação a malas-diretas quanto a discursos de desenvolvimento sustentável e carbono neutro.

Photobucket

Com o objetivo de comunicar sua linha de produtos de jardinagem (vc não sabia que eles tinham um linha de produtos de jardinagem, sabia?), além de aumentar a ligação da marca à sustentabilidade e a proteção do meio-ambiente, Honda enviou cartas feitas de um papel especial que continha sementes, e que, assim, podiam ser plantadas após serem lidas.

O próprio formato da mala-direta já chama bastante atenção, mas o insight vai mais além. A grande verdade é que as pessoas têm muita vontade de contribuir para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, mas muito dificilmente tomam a iniciativa de plantar árvores.

O que acaba sendo empecilho na grande maioria de ações desse tipo que envolvam o público, foi visto como uma possibilidade pela Honda, que conseguiu de forma muito original envolver o público em sua ação. E o melhor, sem que este precisasse ir atrás sozinho, o que desanima muitos. Basta ter interesse em ajudar. E é nesse ponto que a empresa conseguiu ser tão eficiente em sua ação.

Ou seja, não há mensagem melhor ao se falar de produtos para jardinagem do que justamente estimular jardinagem. Além, claro, do destaque ainda maior que a ação ganha nessa onda verde atual.

A criação é da Inferno, de Londres.

Fontes: brainstorm9.com.br e directdaily.blogspot.com

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]



Enter your email address:

Delivered by FeedBurner