quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Notas sobre o XLII Super Bowl

Photobucket

Visto que o Super Bowl do último domingo ainda é o assunto do momento, não há como ficar sem opinar sobre os destaques da final deste ano e de todo o investimento dos anunciantes no seu valioso intervalo comercial.

Primeiramente, gostaria de deixar registrado neste humilde blog: Chupa, Patriots!


Photobucket

Budweiser foi o grande anunciante da edição. E suas campanhas, apesar de todas bem humoradas, não passam um conceito único, mas sim mensagens diversas, deixando confuso seu posicionamento. O comercial que se destaca, dos vários exibidos, é este, do queijo. Possui um belo conceito, que poderia ser mais explorado.



Os comerciais de água vitaminada certamente devem ter sido os mais caros. Efeitos especiais, lagartos, "Thriller", Shaquille O’Neal, corrida de cavalo... e qual o conceito?



No duelo entre Coca-Cola e Pepsi, prevaleceu a ousadia da segunda. Primeiro pelo envolvimento dos comentaristas na propaganda da Diet Pepsi Max, que foi o diferencial em um comercial que por si só não tem graça. Vale a pena ressaltar também o comercial da promoção Pepsi Stuff, que distribuirá diversos prêmios, desde MP3 players a HDTV, em parceria com a Amazon, contando com uma performance arrasa quarteirões de Justin Timberlake.



Mas os grandes destaques da PepsiCo foram o programa EnAble e Doritos. O primeiro, que visa dar oportunidades de trabalho em um bom ambiente para deficientes, chamou atenção pelo seu formato inusitado: o primeiro comercial sem áudio no intervalo da grande final da NFL.



Por fim, Doritos mais uma vez rouba a cena. Repetindo a ação de enorme sucesso "Crash The Super Bowl", Doritos dá 60 segundos de fama a um anônimo na maior audiência da televisão norte-americana.

O formato apresentou uma breve alteração: enquanto em 2007 foi realizado um concurso onde o vencedor teria seu comercial veiculado no intervalo da final, em 2008 o vencedor teria seu video clip transmitido no intervalo do jogo, além de contrato com uma gravadora.

Se até 2006 o interesse no salgadinho vinha esfriando, a ação de Doritos foi uma resposta genial. Gerando envolvimento do público, tanto dos que participam do concurso, quantos dos que acompanham e avaliam os concorrentes, a ação na verdade vai muito além do Super Bowl. Doritos gera um enorme buzz, especialmente na web, que antecede em alguns meses o resultado final.

Com toda a mídia espontânea gerada e envolvimento do público, Doritos é revigorada e fortalece sua ligação com o target, agregando valor à marca, que passa a ser vista como inovadora, ousada e incentivadora da produção artística.



O comercial no intervalo do Super Bowl é a cereja do bolo. Comunicando o resultado do concurso para todo o país, incluindo qualquer leigo que conseguiu não ficar sabendo da ação, Doritos aumenta consideravelmente seu recall, o que dá pontos finais a um grande sucesso.

Vale muito a pena conferir:
myspace.com/superbowlads

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]



Enter your email address:

Delivered by FeedBurner