terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

...Depois estranha-se

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A campanha mais recente de Coca-Cola Zero é mais um belo exemplo da força da comunicação da empresa. Sim, aquela mesma, do olho e das línguas. Independente da nossa opinião pessoal sobre a propaganda ou da presença do Chorão, o importante de se ressaltar é a identidade de marca que está sendo criada.

Só porque recordar é viver, vale lembrar a campanha de lançamento do refrigerante, do ano passado. Com a assinatura “Por essa você não esperava”, o que é uma mentira, visto que já havia a versão Zero de qualquer refrigerante possível, com exceção da Fanta, Coca-Cola Zero contou com uma massiva campanha de divulgação, especialmente nas mídias tradicionais.




O objetivo era obviamente o maior alcance possível, com peças chamativas e bem-humoradas. Duvido que alguma pessoa no país tenha deixado de experimentar, depois disso.

Feito isso, era hora de trabalhar melhor a identidade da marca. E foi exatamente o que a Coca-Cola fez. A partir da idéia de que o sabor de Coca Zero é igual ao de Coca, o que definitivamente não é verdade, foi elaborada uma discussão entre olhos, que enxergam Coca-Cola Zero, e línguas, que sentem o sabor de Coca-Cola, gerando uma confusão de sentidos.





Estes olhos e línguas, como já é do conhecimento de todos, são as estrelas da nova campanha mundial de Coca-Cola Zero, que se aproveita do Big Brother Brasil para atingir um amplo alcance em solo tupiniquim. Mas já há sinais de que esse é apenas o início de nosso contato com estes simpáticos órgãos.

O próprio website da Coca-Cola Zero também aborda, de forma bem humorada e interativa, a confusão de sentidos que o refrigerante provoca. Mas o destaque da vez fica com o anúncio interativo criado para o refrigerante.

Trata-se de uma simulação de jogo de pinball em equipamentos de mobiliário urbano, criado pela McCann Erickson, em Curitiba e no Rio de Janeiro. Para se jogar, é preciso apertar os botões que acionam as duas palhetas, em forma de línguas, que devem rebater a bola, em forma de olho.


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Como foi ressaltado, vem sendo feito um ótimo trabalho para a construção da marca da Coca-Cola Zero. O que é admirável é que o novo refrigerante não está sendo trabalhado como um apêndice de Coca-Cola, mas sim como uma marca própria, independente. E, para isso, vem sendo desenvolvidos elementos que liguem exclusivamente à Coca-Cola Zero, no caso, os olhos e línguas.

Qualquer semelhança com os limõezinhos da Pepsi Twist é mera coincidência.

Fonte: meioemensagem.com.br e blog.alemdapropaganda.com.br


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