sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ares de globalização

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Tam segue os passos recentes da Vale em sua estratégia de marketing para consolidar sua posição internacional. Novo posicionamento, novo logo, nova identidade visual, investimento pesado em comunicação. Praticamente uma nova marca.

É bem verdade que a mudança da companhia aérea é um tanto mais chocante. Já havia um certo tempo que não se via um grande investimento em sua comunicação institucional, e a imagem da marca definitivamente sofreu revéses relevantes nos últimos dois anos em especial, devido ao acidente em Congonhas e à crise dos aeroportos. Na árdua batalha com a Gol por participação de mercado, o que se viu na verdade foi um maior esforço de marketing de relacionamento, com seus programas de fidelidade.

Mas isso resume a situação da empresa em terras brasileiras ares brasileiros. Enquanto isso, Tam fortaleceu sua presença no cenário internacional, atingindo recentemente a liderança no mercado sul-americano. Para desfrutar o máximo possível da atual situação, a empresa veiculará sua maior campanha já realizada nos seus quase 30 anos de existência.

Buscando uma maior "humanização" da companhia, Tam inaugura seu novo posicionamento - "comando a serviço". Toda sua comunicação visual foi revista, para transmitir tal comando a serviço. Algo no mínimo grandioso, afinal, sua identidade de marca está fortemente ligada com seus elementos visuais, principalmente ao vermelho.

Ah sim. E também não há mais "um estilo de voar". De agora em diante, "paixão por voar e servir". Assim como também, a partir de agora, a companhia se chama Tam Airlines.

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Fontes: meioemensagem.com.br e comunicadoresdeplantao.blogspot.com

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