quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O marketing das canetas


Bic não é a caneta dos sonhos. Não é uma Mont Blanc. Não é sequer a caneta que vc ganha de amigo secreto. Mas é a que vc recorre quando fica de saco cheio de canetas que falham em questão de dias.

Desde 1950 no mercado nacional, pode-se dizer que a marca pertencente à Procter&Gamble é uma das mais bem consolidadas no Brasil. Com tradição e popularidade, Bic é sinônimo de caneta simples, barata, mas que funciona. E como funciona.

Visando reforçar sua força de marca, a Bic veicula campanha em mídia impressa e internet, criada pela W/Brasil. Foram convidadas cinco personalidades - Gilberto Gil, Lygia Fagundes Telles, Mario Prata, Millôr Fernandes e o próprio Washington Olivetto - para criar uma linha do tempo com suas principais obras escritas com uma Bic, com a assinatura "É assim que se escreve".

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A criação é interessante, mas a ação não pára por aí. O valor pago pelo uso do nome de cada personalidade e suas obras será convertido em material escolar, destinado a insituições escolhidas pelas próprias. Deste modo, a Bic aumenta sua ligação com a educação e formação social. Ou seja, o que parece ser um detalhe agrega mais valor à marca do que a capanha em si.

Bic não é a caneta dos sonhos. Mas se uma Mont Blanc significa que vc chegou lá, são várias Bics que o acompanham pelo caminho.


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