segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Let's Google

Google é daquelas marcas idolatradas não importa o que façam. Sabe, aquele seleto grupo que envolve Apple, Coca-Cola, Nike, entre outras. Isso sem investimento algum em propaganda, o que é notável. O que é possível graças a um grande investimento em relações públicas, que resulta em alta lembrança de marca e goodwill.

Sua mais recente ação reforça tudo isso junto a um público importante para a marca, os universitários. Mais especificamente, estudantes de publicidade e propaganda.

A ação é o "Desafio Google de Marketing Online", que convida os estudantes a criarem campanhas publicitárias na internet. Ou seja, já se vê na proposta do concurso um esforço da Google em fortalecer a ligação da marca com a comunicação online. De fato, a empresa atua fortemente nesse sentido.

A escolha do público e o formato da ação também são bastante pertinentes. Pois se trata de um público que possui conhecimento de causa, vontade de aprender, formador de opinião, e em pouco tempo estará no mercado de trabalho, quando se tornará ainda mais importante para a marca. Mas o mais importante é que se trata de um público que trabalhará com a comunicação online em seu ápice.

Quanto ao formato, é interessante lembrar que o Yahoo! já realiza há algum tempo ação semelhante para o mesmo público, o Yahoo! Big Idea Chair. Sendo assim, a Google não apenas dirige sua comunicação ao target para fazer frente à concorrência, mas mantém a unidade de seu discurso, defendendo a internet como meio de comunicação.

Abaixo a notícia na íntegra:

Google lança "Desafio Google de Marketing Online"
Competição convida estudantes de publicidade do mundo todo a criar suas próprias campanhas na internet
25/01 - 12:23

O Google Inc. promove o "Desafio Google de Marketing Online" (Google Online Marketing Challenge) e convida estudantes de publicidade (graduação e pós-gradução) a criarem campanhas publicitárias na internet.

A competição já contabiliza oito mil inscritos de universidades do mundo todo, incluindo quatro brasileiras - Universidade de São Paulo (USP), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e Universidade Federal de Viçosa (MG).

Os estudantes são escolhidos pelos reitores ou professores das universidades para participar do desafio. Posteriormente, divididos em grupos, eles recebem um vale do Google de US$ 200 para desenvolver uma estratégia de links patrocinados.

Os grupos devem escolher uma empresa de pequeno ou médio porte - que devem ter pelo menos um site e não anunciar em links patrocinados - para ser seu cliente. Os universitários terão três semanas para criar a campanha que será julgada pelo Google de acordo com o êxito de sua iniciativa de marketing e a qualidade dos anúncios veiculados.

Os vencedores serão anunciados em julho e ganharão uma viagem à matriz do Google em Mountain View, na Califórnia (EUA), para conhecer a equipe que desenvolveu o AdWords, a ferramenta de publicidade online da companhia.

Maiores informações poderão ser obtidas no link http://www.google.com/onlinechallenge/index.html

Fonte: meioemensagem.com.br

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