sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Fui Inganado Agora é Tarde?
É de se ressaltar o investimento da Fiat em comunicação online de uns tempos pra cá. É verdade que a Fiat tem uma comunicação mais bem elaborada do que grande parte das empresas do setor. Na grande maioria das peças, nada de tão especial, mas ainda sim superior. Entretanto, quando se fala de sua atuação na web, a empresa tem roubado a cena.
Fazendo piada sem graça com o histórico slogan da empresa, a Fiat reviu seus conceitos com um ótimo timing, e tem aproveitado pra surfar no crescimento da comunicação online e crescer junto.
O primeiro passo foi em 2004: o lançamento de peças no formato de vídeo online, criado pela AgênciaClick, para a comunicação do Stilo Connect, produto que já era inovador em si por integrar o celular ao automóvel. O formato até então era inédito no Brasil.
A partir de então, outra ação de destaque da empresa foi a campanha interativa para o Idea Adventure, realizada em 2006. A campanha envolvia a criação de um curta metragem pelos próprios internautas, a partir de cenas dirigidas por Rodrigo e Fernando Meirelles, da O2 Filmes.
Recentemente, a Fiat assumiu mais uma vez posição de destaque na comunicação online, com sua forte presença no Second Life. Sim, em breve o mundo funcionará dentro do Second Life. Mas enquanto isso não acontece, a empresa já colhe bons frutos. Foram criados espaços exclusivos da Fiat, onde o usuário pode entrar em contato com galerias de arte, com a história da empresa, saber passo a passo da montagem de um carro, além do lounge, com festas e shows, para a interação entre os avatares.
Outra ação muito bem planejada foi elaborada para o São Paulo Fashion Week. Para marcar presença no evento, a Fiat mais uma vez fez uso da internet como meio de comunicação. Foi desenvolvido o hotsite Fiat Fashion, onde é possível acompanhar os acontecimentos do SPFW e os destaques dos desfiles. A própria comunicação do hotsite, além de lounges e espaços instalados no próprio local, foi feita em nanomídias, como blogs, Orkut e MySpace.
A presença constante da Fiat na web se mostra uma estratégia muito bem planejada e de ótimos resultados para a empresa. Apostando na aproximação de seu relacionamento com esse público, que não apenas cresce cada vez mais mas também é gerador de conteúdo e multiplicador de mensagens, a empresa cria uma forte base para a briga acirradíssima pela liderança de mercado.
Tanto que Fiat aparece em posição de destaque no primeiro Top Of Mind Internet, sendo a marca mais lembrada do setor pelos usuários - 30%, para ser mais exato - e o Pálio o automóvel mais lembrado.
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