quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Como anda a corrida para a Casa Branca

First things first: mais uma vez, baseio um post em notícia encontrada no Braistorm#9. O que se torna algo normal, graças à qualidade do blog, parada obrigatória diária minha. Dito isso, posso começar.
Conforme havia lido no Acheme7 e fiz questão de destacar no post sobre nanomídias, em 2008 com certeza veremos uma rápida maturação do uso das nanomídias, que, entre outras oportunidades, podem ser uma ferramenta extremamente viável para o marketing político. E, já nos primeiros dias do ano, temos o primeiro caso, a campanha presidencial do senador Barack Obama.
As eleições como um todo são um exemplo de como se aproveitar das possibilidades que trazem essas novas mídias, com os candidatos fazendo forte uso de meios como blogs, MySpace, YouTube, Flickr, Facebook, Eons, Linkedin, entre outros. Ou seja, um ponto positivo para o marketing dos candidatos, uma vez que se preocupam em ajustar suas campanhas não apenas às novas mídias, mas ao novo comportamento do público.
Mas ainda assim a campanha de Barack Obama se destaca das demais, em pelo menos três aspectos.
Primeiro, como sugeriu o Brainstorm#9, faça um tour pelos websites de Obama, Rudy Giuliani e Hilary Clinton, nem que seja somente pelas páginas principais, e compare. O senador já sai na frente pelo belo trabalho de design, que, além de ser bonito, facilita a navegação.
O segundo aspecto fica por conta do melhor aproveitamento das novas mídias. Sua campanha vai além das demais, ao lançar sua própria rede social, o my.barackobama.com.
O terceiro ponto vai para a divulgação do logo da campanha. Além de ser bem elaborado, destaca-se ao abordar os temas desta, o que se torna um modo criativo e eficiente de comunicar as propostas do candidato junto ao público. Aliás, será que foi inspirada na imortal campanha do Itaú? De qualquer maneira, eu costumo relevar quando o resultado final é bem feito, como no caso.
Ou seja, ao menos quanto ao marketing político, Barack Obama já dá sinais de que veio preparado.











Fonte: brainstorm9.com.br
Assinar Postagens [Atom]