sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Uma marca genial

Se existe uma instituição definitivamente chata, é o banco. Afinal, pagamos para o simples ato de guardarem nosso dinheiro. E, mesmo assim, temos marcas assim, como o Itaú, que acaba de ser mais uma vez reconhecida como a marca mais valiosa do Brasil pela Interbrand.

E, então, fica a pergunta: o que uma comunicação diferenciada não faz?

Itaú é a marca mais valiosa do Brasil
Pelo quinto ano consecutivo, marca do banco ocupa a primeira colocação do ranking Interbrand

Ruy Barata Neto
06/12 - 17:15

O Itaú está consolidado como a marca brasileira mais valiosa, de acordo com a Interbrand, responsável pela divulgação de um ranking bianual de marcas mais valiosas. Desde 2002, quando a empresa especializada passou a realizar o estudo no Brasil, o banco ocupa a liderança. No atual levantamento de 2007, divulgado nesta quinta-feira, 6, a marca Itaú está cotada em R$ 8,076 bilhões, a frente de Bradesco, do Banco do Brasil e do Unibanco, em seu segmento, e até de poderosas companhias como Petrobrás, Usiminas e Gerdau, que atuam no segmento de energia e de siderurgia (ver quadro abaixo).

O diretor de avaliação de marcas da Interbrand, Alexnadre Zogbi, explica que é natural que três bancos ocupem as primeiras colocações no ranking porque o setor financeiro no Brasil vem apresentando resultados cada vez maiores e contam com a marca como elemento fundamental para estes resultados.

"O valor de uma marca é aferido a partir de um cálculo que cruza os resultados financeiros de uma companhia com um percentual que indica a responsabilidade da marca neste resultado", explica Zogbi. A avaliação da Interbrand só é possível em marcas de empresas que tem o capital na bolsa de valores - o que as obriga a divulgar balanços trimestrais - e que atuam diretamente com o consumidor final.

Neste ano, as grandes marcas de cervejas e de refrigerantes ficaram de fora em função da internacionalização das suas respectivas companhias, o que permitiu uma entrada de capital estrangeiro maior do que o estabelecido pela metodologia. A AmBev, por exemplo, tornou-se Inbev (pela fusão com a Interbrew, em 2005) e passou a divulgar resultados gerais e não em separado para cada marca, o que inviabilizou o levantamento.

A única empresa de bens de consumo a integrar o ranking é a Natura. Zogbi explica que a fabricante de cosméticos está acima de companhias como Gerdau, mesmo que tenha um resultado financeiro menor, porque a sua marca foi responsável por grande parte do seu faturamento, o que não acontece no setor siderúrgico, no qual uma empresa tem um bom resultado por possuir atributos técnicos únicos em relação à concorrência. "Mantido o atual ritmo de IPO's no Brasil, teremos mais chances de ver novos nomes de empresas de bens de consumo ou serviços nos rankings dos próximos anos", afirma Zogbi.

O setor de siderurgia que não tinha representantes entre as dez mais valiosas aparece neste ano por conta da exposição internacional destas companhias. Mesmo atuando em transações business to business (B2B), onde a marca tem pouca influência, estas companhias acabaram se tornando referências mundiais em seus segmentos, o que se reflete no valor da marca.

RANKING INTERBRAND DAS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL - 2007

Posição2007
Marca
Segmento
Valor da Marca (R$ milhões)

1
Itaú
Financeiro
8.076

2
Bradesco
Financeiro
7.922

3
Banco do Brasil
Financeiro
7.772

4
Petrobras
Energia
5.738

5
Unibanco
Financeiro
4.341

6
Natura
Bens de consumo
3.338

7
CVRD
Mineração
2.871

8
TAM
Transportes
881

9
Gerdau
Siderurgia
681

10
Usiminas
Siderurgia
626

Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/

Recordar é viver: Capanha de mídia exterior, feita pela África












Fonte: http://www.lafora.com.br/


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