domingo, 9 de dezembro de 2007
Santa campanha, Batman!
A nova série de filmes do Homem Morcego (posso chamar de série de filmes?) não apenas repensou a própria história de Bruce Wayne, dando um basta às continuações toscas, mas também a própria divulgação dos filmes.
Afinal, somente ano passado foram Homem Aranha 3 e Quarteto Fantástico 2, e em 2008 é a vez de Homem de Ferro e Hulk, além, claro, do dito cujo. Qual dos blockbuster de super-heróis fez algo memorável antes do filme chegar às telas? Qual fugiu do básico dos cartazes em cinema, trailers?
Me lembro que para o Homem Aranha houve até um mictório de cabeça para baixo. Mas foi engraçadinho e só.
Fica vergonhoso ao compararmos com a divulgação de "Batman: The Dark Knight". Coringa está literalmente à solta, e já houve até uma primeira amarração com Duas Caras, o provável vilão da provável continuação.
O melhor é a escolha dos meios, totalmente de acordo com o perfil de pessoas como nós, fãs nerds. Sem contar que deve ter sido uma pechincha. E é aqui que uno o útil ao agradável, o planejamento com meu lado criança-eterna.
Fugir do óbvio deixa de ser fim, passa a ser meio, uma vez que o mercado é efetivamente estudado. A liberdade que o próprio vilão Coringa permite é um prato cheio para a geração de insights. E não é nem preciso carregar uma melancia pelo pescoço para se chamar atenção desnecessária. Afinal, o público do filme já está lá, garantido. A questão é se comunicar direta e especificalmente com os heavy users. Afinal, a espera pela estréia também faz parte do ritual de um bom fã.
A torcida que fica é de que a campanha sirva de benchmarking. Existe ambiente mais propício para inovar na comunicação do que a arte?
Abaixo, ilustrações chupadas do Brainstorm#9. Peço desculpas pelo roubo descarado das imagens, mas meu próprio objetivo é mostrar com um pouco de atraso o que encontro por aí, dando minha opinião sempre que possível.
Vale a pena fuçar também: http://www.whysoserious.com/ e http://www.ibelieveinharveydenttoo.com/
Afinal, somente ano passado foram Homem Aranha 3 e Quarteto Fantástico 2, e em 2008 é a vez de Homem de Ferro e Hulk, além, claro, do dito cujo. Qual dos blockbuster de super-heróis fez algo memorável antes do filme chegar às telas? Qual fugiu do básico dos cartazes em cinema, trailers?
Me lembro que para o Homem Aranha houve até um mictório de cabeça para baixo. Mas foi engraçadinho e só.
Fica vergonhoso ao compararmos com a divulgação de "Batman: The Dark Knight". Coringa está literalmente à solta, e já houve até uma primeira amarração com Duas Caras, o provável vilão da provável continuação.
O melhor é a escolha dos meios, totalmente de acordo com o perfil de pessoas como nós, fãs nerds. Sem contar que deve ter sido uma pechincha. E é aqui que uno o útil ao agradável, o planejamento com meu lado criança-eterna.
Fugir do óbvio deixa de ser fim, passa a ser meio, uma vez que o mercado é efetivamente estudado. A liberdade que o próprio vilão Coringa permite é um prato cheio para a geração de insights. E não é nem preciso carregar uma melancia pelo pescoço para se chamar atenção desnecessária. Afinal, o público do filme já está lá, garantido. A questão é se comunicar direta e especificalmente com os heavy users. Afinal, a espera pela estréia também faz parte do ritual de um bom fã.
A torcida que fica é de que a campanha sirva de benchmarking. Existe ambiente mais propício para inovar na comunicação do que a arte?
Abaixo, ilustrações chupadas do Brainstorm#9. Peço desculpas pelo roubo descarado das imagens, mas meu próprio objetivo é mostrar com um pouco de atraso o que encontro por aí, dando minha opinião sempre que possível.
Vale a pena fuçar também: http://www.whysoserious.com/ e http://www.ibelieveinharveydenttoo.com/
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