domingo, 30 de dezembro de 2007

Primeiras impressões do natal

O natal mal se foi, ainda há restos da ceia na geladeira, mas já se pode fazer as primeiras análises das vendas do final de 2007.

Mas a importância do natal vai além. Trata-se do momento alto para o estudo de tendências e dos hábitos de consumo de todas as classes, uma vez que é o período em que grande parte da população demanda pelos produtos que mais desejam, e quando as condições de pagamento são mais favoráveis.

Especialmente em um ano acima da média para a economia brasileira, que culmina em um natal memorável para o comércio, em que até mesmo as classes mais desfavorecidas apresentam condições de realizarem as compras pelas quais desejam há um tempo.

Abaixo, um pouco do que já se pôde concluir do natal brasileiro de 2007:

De fato, as vendas no Natal devem ser boas. Para você ter uma idéia, a Serasa, empresa que trabalha no setor de proteçao ao crédito, fez uma pesquisa com mais de mil empresários e descobriu que 61% deles apostam em um Natal mais gordo do que o do ano passado. Ainda segundo a pesquisa da Serasa, as vendas devem ser puxadas pelos celulares, roupas e acessórios, eletrônicos e eletrodomésticos. Pesquisa da Associaçao Comercial de Sao Paulo chegou a resultados parecidos. Os paulistanos devem comprar nesse Natal principalmente roupas, calçados e eletrodomésticos. O curioso é que de uma maneira geral, as classes A e B querem roupas e as classes mais baixas preferem eletrodomésticos. Ou seja, as famílias mais pobres, com um pouco mais de dinheiro no bolso, e também graças a ajuda providencial do crédito, estao aproveitando para trocar os eletrodomésticos ou comprar coisas que faltavam em casa. Resumo da ópera - tudo indica que Papai Noel vai marcar presença nas casas de mais brasileiros esse ano. E também vai fazer a festa da indústria e do comércio. 21/12
Luiz Alberto Marinho

Fonte:
http://www.bluebus.com.br/


21/12/2007 - 09h42
Televisões são campeãs de venda neste Natal
Aparelhos desbancaram os celulares e os computadores, que eram sucesso no fim de ano. Comércio oferece prazos longos, juros mais baixos e prestações suaves.

As televisões de plasma e LCD são as compras preferidas pelos consumidores neste Natal. Eles desbancaram os celulares e computadores, que vinham liderando a preferência do consumidor nos anos passados.

Os consumidores estão investindo em itens mais caros que ficaram acessíveis por causa das facilidades garantidas com os financiamentos. A preferência é pelos eletroeletrônicos. Além das televisões, home theaters e aparelhos de som também têm vendas altas.

O comércio de automóveis continua em alta e já subiu até 18% em relação a 2006. Roupas e calçados também não param nas prateleiras.

Com as vendas altas, o Natal de 2007 pode ser o melhor dos últimos 20 anos. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, as vendas na capital paulista já estão quase 9% maiores que as de 2006 - e os dias de maior movimento ainda estão por vir.

Graças à grande oferta de crédito disponível no mercado, desta vez são as classes menos favorecidas que mais estão comprando, por exemplo, eletrodomésticos, produtos com valores mais altos, animadas por prazos longos, juros mais baixos e prestações mais suaves. "Você tem que ajustar o produto, o preço e o financiamento, tudo isso à disposição do cliente", afirma o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Fonte:
g1.globo.com


18/12/2007 - 14h19 - Atualizado em 18/12/2007 - 16h32
Comércio eletrônico ganha espaço e deve crescer 45% neste Natal
Compras pela internet estão crescendo em todas as classes sociais. Consumidores precisam tomar cuidado com a segurança.

As vendas do comércio eletrônico brasileiro devem crescer 45% neste Natal, atingindo um faturamento recorde de R$ 1 bilhão. O computador está cada vez mais popular e as compras pela internet estão crescendo em todas as classes sociais, principalmente entre os jovens.

Nove milhões e meio de pessoas já usam o comércio eletrônico no Brasil, atraídos pela facilidade. "Esta época é meio ruim ir para o shopping, que está lotado, pela internet vale mais a pena", diz a estudante Gisele Gandin. "É mais prático, ainda mais nesta época do ano", concorda a irmã, Joana Gandin.

Mas, assim como no mundo real, o consumidor precisa tomar alguns cuidados. A primeira dica para quem vai fazer uma compra pela internet é entrar apenas nas lojas mais conhecidas e desconfiar de preços muito baixos.

Fonte:
g1.globo.com

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