sábado, 24 de novembro de 2007

Ilustrando sem figuras

Maior interatividade do público com a comunicação

Sabe aquela história de que consumidor não quer mais só ouvir, mas ser ouvido? Quer dialogar? Pois é.

Não prometo nem mesmo postar uma segunda tendência. Mas pretendo.

Abaixo, belíssimo exemplo sobre a integração do público na própria comunicação. O que se torna especialmente interessante quando o formato cai como luva para dialogar com o target.

Nescau chega aos 75 anos em versão 2.0
JWT lança campanha e estimula consumidores a criarem seus próprios comerciais para o achocolatado através do YouTube

Roberta Ristori
20/11 - 14:22

Depois de 75 anos, a Nestlé decidiu reformular seu produto Nescau para adaptá-lo ao paladar do jovem atual. Com o lançamento do Nescau 2.0, a multinacional suíça espera um aumento de 15% nas vendas.

O termo 2.0 faz referência à web 2.0, formato que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais, tornando o ambiente mais dinâmico com a participação ativa dos usuários na organização dos conteúdos. A linguagem é bastante familiar ao target de Nescau, um consumidor que já nasceu em um mundo digital de softwares, games e blogs.

De olho nessa mudança de comportamento, a JWT preparou a campanha nacional de lançamento do produto tendo a web como principal mídia. Os consumidores serão convidados a criar vídeos de até três minutos sobre Nescau 2.0. Os trabalhos devem ser postados no YouTube e poderão originar o próximo comercial do produto. Depois de incluir a peça, basta que os internautas se cadastrem no site desenvolvido para a estratégia (
http://www.nescau.com.br/).

Os materiais escolhidos devem ser anunciados em 19 de janeiro, embora não haja ainda uma definição quanto ao número de filmes que serão aproveitados. O valor do investimento não foi revelado pela agência, nem mesmo o percentual destinado à campanha online. Procurada, a Nestlé não se pronunciou.

O achocolatado também ganhou um "brandchannel" - página de Nescau dentro do site de hospedagem de vídeos. O formato é inédito na América Latina e já foi utilizado por marcas como a Nike nos Estados Unidos e na Europa.

Andréa Siqueira, diretora de criação da JWT, explica que a agência optou por não usar a internet da forma convencional, mas de um modo que realmente falasse com o público da marca. "Faz tempo que Nescau fala com os jovens, mas esses jovens evoluíram com as novas tecnologias e o achocolatado quis fazer parte disso", enfatiza.

Para Andréa, o grande diferencial da comunicação é a integração entre o online e o off-line para criar um novo conceito. "O carro-chefe da campanha é a internet; as demais peças apenas convidam os consumidores a visitar o site", conta.

O comercial estreou primeiramente no YouTube, no dia 9, para só depois ser veiculado em TV aberta e fechada, a partir do dia 10. A produção utiliza uma linguagem dinâmica e próxima dos vídeos caseiros. Com o mote "É irado igual, mas diferente. Provando você entende", os jovens protagonistas experimentam e comentam o sabor de Nescau 2.0.

Apenas no dia da estréia do comercial na web a página recebeu 8 mil visitas - de acordo com mensuração do departamento de mídia da JWT -, número que subiu para 37.089 na terça-feira passada, 13.

As peças fazem mistério e não contam o que mudou no sabor de Nescau 2.0, cuja fórmula foi enriquecida com o Actigen-E (combinação de vitaminas e minerais criada pelo fabricante). "Queremos instigar a curiosidade do consumidor, por isso dizemos apenas que só provando para entender", ressalta Andréa. A criação é de Jones Krahl, Marcelo Mariano, Lins Ricon, Samuel Luchini, Silvio Genesi, Luiz Chicanelli, Marcos Abrúcio, Roberto Fernandez, e Ricardo Chester. Os dois últimos também assinam a direção de criação ao lado de Andréa Siqueira. A produtora é a Film Planet, com direção de Flávia Moraes. A animação ficou a cargo da Laruccia Animação e Efeitos.

Fonte:
http://www.meioemensagem.com.br/

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