quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Duas constatações óbvias
Segunda: Na verdade, o mesmo se trata de um disfarce robótico utilizado por Pinky e Cerebro, em seu primeiro esforço válido de dominação mundial.
11 Abril 2007
companhei pela internet a palestra do Orkut Buyukkokten no auditório da FEA-USP. A qualidade do "sinal" estava muito ruim e o som muito baixo. Mesmo assim absorvi a essência da palestra e das perguntas que se seguiram. O que pude entender é que basicamente o orkut é um CRM gigante do qual o pessoal da gigante de Montain View consegue retirar tendências como no Google Zeitgeist ou na sabedoria das multidões.
Gado humano
Dentro do orkut as pessoas se cadastram e colocam em seus profiles tudo quanto é informação. Cada um desses pedaços não tem muita relevância para o Google mas ao juntar as tendências, a robotização de comportamentos, o orkut mostra coisas surpreendentes, com tudo o que qualquer marketeiro gostaria: informações sobre pessoas (consumidores), alimentadas por elas mesmas e em constante evolução.
Não lembro dos exemplos dados, mas é impressionante as correlações que eles fazem dizendo que pessoas de tal tipo geralmente possuem tais e tais características. Chego à conclusão de que existe apenas poucos tipos diferentes de pessoas e em cada grupo, todas são iguais à s outras. Tudo gado humano.
Crimes no orkut
Interessante mesmo foi a pergunta de um estudante de jornalismo da USP sobre a opinião do Sr. Orkut sobre crimes que ocorrem dentro da rede social. Melhor resposta, impossível: existem pessoas boas e pessoas más. Crimes acontecem em todos os lugares, seja na vida real, seja na vida on-line. Como no Brasil boa parte da população está no orkut, acontece de criminosos estarem lá também. Perfeitamente normal. Ponto positivo.
Mas o Orkut Buyukkokten avisou que o site colabora com o governo brasileiro e que este pode solicitar diretamente a retirada de informações da rede social. Ponto negativo.
Monetização
Surgiu também a pergunta de como o Google fatura com o orkut. Anúncios, claro. Mas não é tão simples assim. Pegando todas as informações do orkut, juntando seu mecanismo de busca, padrões de comportamente, fica claro que tudo isso é usado para maximizar a venda de anúncios. Sabendo o que o perfil do usuário, seus comportamentos e tudo o mais, fica fácil mostrar anúncios segmentados com maior chance de chamar a atenção.
A palestra foi interessante, gostaria de ter ido, mas ao ligar para a FEA fui informado que só alunos atuais da universidade poderiam acompanhar. Nada mais natural, estavam lá também pessoas do Google Brasil querendo saber quem quer trabalhar na empresa. E você nem precisa dizer quem você é. Eles já sabem.
Fonte: http://www.techbits.com.br/
Assinar Postagens [Atom]