terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sh-sh-shake it

A novidade do dia surgiu no Adverblog. Logo mais saiu no Updaters, no Brainstorm#9, e assim que vc percebe, é assunto por todo lado. Para promover o novo game do Wii, Wario Land, e sua jogabilidade definida como "shake it", o que parecia ser apenas mais um vídeo no YouTube fez o canal tremer, literalmente.

Photobucket
Photobucket

A ação apenas ilustra como é totalmente possível fugir do óbvio no YouTube, que oferece mais ferramentas do que a maioria conhece, e o que mais impede isso é justamente o hábito de idéias convencionais. Assim como o maior empecilho para idéias inovadoras, independente do meio, é o planejamento convencional, condicionado.

Nesse ponto, a Nintendo, que já vem quebrando paradigmas desde a concepção do Wii, mostra grande capacidade de inovação também em sua comunicação, e é modelo a ser seguido.

I'm a PC

É fato que a nova campanha da Microsoft começou tão bagunçada e confusa quanto a nova temporada de Heroes. Até pouco tempo se falava bastante sobre a mini-sitcom que protagonizava a dupla Jerry Seinfeld e Bill Gates, até mesmo neste que vos escreve, e então, não mais do que de repente, a Microsoft decidiu tomar outra direção, até certo ponto esperada, e resolveu bater de frente com a Apple.

Respondendo ao pé da letra a provocação da rival e seu famigerado "I'm a Mac", a Microsoft, em criação da Crispin Porter + Bogusky, colocou no ar a campanha "I'm a PC". A campanha, que estreou com três vídeos em TV aberta, apresenta o conceito "Life without walls".



Interessante salientar o insight de assumir o esteriótipo de "não-cool", dado pela Apple, e revertê-lo gradativamente com opiniões de pessoas normais, pessoas para as quais se destina o PC. A campanha assume ares de manifesto, convocando as pessoas normais, não-cool, a assumirem que são PCs e enviarem seus registros. Vale ressaltar ainda que mesmo o com formato de envio de vídeos de usuários já defasado e rapidamente desgastado, a idéia se encaixa com a proposta da campanha, a adesão é grande e alimenta o buzz da ação.

Photobucket

A bola fora, porém, não tardou. Tudo bem que é senso comum que grande parte dos publicitários, especialmente os de criação, não abre mão de um Mac. Mas custava fazer a campanha em um PC? Eis o resultado.

Dando números finais, o conceito e a abordagem da campanha são interessantes, é muito mais está por vir. Mas ainda sim prefiro o caminho que a marca traçava com os filmes anteriores, de Seinfeld. Embora reconheço que é possível que essas duas direções desemboquem em um único conceito e se complementem.

Photobucket

Fonte: brainstorm9.com.br
e dearad.wordpress.com

domingo, 21 de setembro de 2008

Todos os dedos, todos os dedos, onde estão?

O Omnia mal chegou no mercado e já faz um buzz interessante na web. Após o viral satirizando os recorrentes vídeos unboxing YouTube afora, a Samsung apresenta o aparelho celular na Espanha com um site bastante divertido.

Photobucket

Para comunicar os atributos do novo aparelho, foi desenvolvido o Touch City, site que é uma verdadeira cidade, com atrações como correio, revistas, TV, estúdio de fotos, etc, todas remetendo aos gadgets do aparelho. Mas são os moradores que são um destaque à parte, no formato de dedos (dedos, touchscreen... pegou?). As opções de avatar também abrangem uma variedade de dedos de estilos diferentes, desde um pseudo-golfista até um rockeiro, e no próprio loading é possível brincar de embaixadinhas.

Photobucket
Repare nos dedinhos se amando ao fundo.

O site também traz conteúdo exclusivo para o Omnia, como forma de atrair seus consumidores para também visitarem. Para estimular a visitação, aliás, 10 visitantes do site serão premiados com o celular. Pena que só para a Espanha.

fontes: brainstorm9.com.br, planejamentocriativo.blogspot.com

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A cavalgada de desenhos de comédia

Photobucket

Seguindo a tendência de abordar atrasado ações interessantes e inovadoras, venho falar hoje de uma parceria de gigantes que por si só já desperta atenção. Google, Burger King e Seth McFarlane, criador das cultuadas séries de comédia Family Guy e American Dad, se uniram para a criação do projeto Cavalcade of Cartoon Comedy, série animada exclusiva para internet de 50 episodios de menos de 2min.

A divulgação da série - além da divulgação dos vídeos na página do Burger King no YouTube - contará exclusivamente com o maior investimento já feito em AdSense para sua divulgação na web. Se vc ainda acredita que a ferramenta não dá resultados, aí está a resposta do Google e do anunciante, deixando claro que seu sucesso ou não está intimamente ligado com geração de conteúdo pertinente para atrair o target. Burger King também marca presença nos vídeos, de maneira engraçadinha, como se fosse uma abertura.

A iniciativa, além de prometer diversão ao usuário na internet, reforça as novas maneiras de se fazer comunicação no meio online, tanto no formato - gerando conteúdo e criando uma associação deste com a marca - quanto na divulgação. Para ilustrar, fica o excelente primeiro desenho, já que não vi graça nos outros dois.



Fontes: brainstorm9.com.br e judao.com.br

domingo, 14 de setembro de 2008

E Bill Gates dançou

Mais duas semanas sem nenhuma atualização, tamanho o volume de coisas que tive que fazer messe período. Acabei não comentando sobre o Chrome e a corrida dos geeks para testá-lo e dar suas opiniões. Não comentei sobre a Coca-Cola Zero Zero Sete e seu ótimo comercial, que logo depois foi tirado do ar a pedido da Sony, infelizmente. Assim como não comentei também sobre o jetpack nos céus de São Paulo em ação da Rexona.

Mas se houve um assunto em destaque nessas duas semanas, foi o início da esperada campanha de 10 milhões de dólares da Crispin Porter + Bogusky para a Microsoft. Ainda mais por ter sido recrutado para a campanha ninguém menos que Jerry Seinfeld, ex-garoto propaganda da Apple.

Até o momento foram dois filmes, e o choque inicial foi grande. Esperava-se um grande estrondo da marca, e no entanto o que se viu foi um Jerry Seinfeld comendo churros ajudando Bill Gates a comprar sapatos. Ficou no ar uma sensação de "é isso?".



É claro que há mais do que churros e calçados no primeiro filme da campanha, que mostra de mostra de maneira sutil características e atributos da marca como fidelidade a seus consumidores e constante investimento em novas tecnologias. Tanto que a assinatura é "The Future Delicious". Ficava a impressão de que estaria começando um trabalho de humanizar a Microsoft e personificação, Bill Gates.

E com o segundo filme tivemos isso confirmado. Neste, vemos e Gates e Seinfeld vivendo com uma família normal para entender o mundo real e perceber suas necessidades, ou no termo técnico, realizando uma pesquisa etnográfica, com a assinatura "Perpetually Conecting". O vídeo é superior ao primeiro, tendo 4min bastante divertidos e prazerosos de se assistir.



A campanha começa a tomar forma, não se pode negar, e deixa a curiosidade em querer saber qual será o próximo passo. Entretanto, uma crítica que procede é de que até o momento não foram outras mídias, principalmente online, uma vez que estamos falando de Microsoft. Além de que fica complicado querer tornar a marca cool com produtos e embalagens quadradões, que viram motivos de piadas.

De qualquer maneira, já serviu para vermos Bill Gates rebolando e fazendo a dança do robô. Isso é inegavelmente cool.

Fonte: brainstorm9.com.br e vários tweets.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]



Enter your email address:

Delivered by FeedBurner