quinta-feira, 29 de maio de 2008

Comercial ao vivo

Mídias tradicionais não estão imunes a novos formatos. Muito pelo contrário, estes são mais do que bem vindos. Se há uma coisa que a propaganda tradicional necessita, é de revigoração.

E um novo formato, no mínimo interessante, será realizado hoje, pela Honda. Trata-se de um comercial ao vivo, que será exibido no no Channel 4 da Inglaterra, às 20h10 do horário local. A ação, que se passará em Madri, constará na queda livre de um grupo de 19 paraquedistas, que tentarão formar as letras da marca. O prazo do grupo é de 3min e 20s. Obviamente, a ação será realizada apenas se as condições climáticas forem favoráveis.

A ação, que faz parte da nova campanha de Honda, "Difficult is worth doing", chama atenção não apenas pela proposta, mas pela expectativa que gera junto ao público. O que apenas vem a comprovar que inovações em formatos de peças despertam sim o interesse do público. E que as mídias tradicionais, ao contrário do que muitos pensam, pode respirar novos ares, se propor algo além de seus formatos convencionais, talvez já obsoletos.

Fontes: updateordie.com e bluebus.com.br

Update: ei-lo.



quarta-feira, 28 de maio de 2008

Post pílula

Rápido pedido de desculpas: estou em um período suicida na faculdade, o que me impediu de sequer pensar em postar na última semana. Por mais que a próxima também seja tensa, imagino que, sobrevivendo amanhã, volto a ter vida própria.

Mais um post a respeito do santuário da criatividade, e mais uma ação aproveitando de forma inteligente a mídia que se tornou o mictório. Não dá para negar que a surpresa gerada pelo impacto quebra a resistência do público, tornando-a uma mídia de certa forma divertida. Além de gerar uma certa, digamos, interatividade da pessoa impactada com a peça.

Para comunicar a Eisenbahn Golden Ale como uma cerveja forte, a CCZ Comunicação Curitiba adesivou mictórios, passando a impressão de rachaduras. Agora pare e imagine a situação. A assinatura é "When we say strong beer, we mean it".

Photobucket

Fonte: directdaily.blogspot.com

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mídia exterior minimalista

Me agradou bastante a ação da Sharmila's Yoga Zone, na Índia. De maneira geral, é sempre interessante quando a propaganda aproveita a paisagem urbana. As pessoas se surpreendem, se divertem, enfim, quebra-se a ojeriza a barreira que cada um inconsciente ou conscientemente cria contra ações publicitárias.

E foi exatamente isso que a escola de ioga Sharmila's executou, em criação da Mindset Advertising. Em uma ótima solução de comunicação, a marca foi inserida dentro da sinalização de trânsito, sem atrapalhar em nada o trânsito, sem poluir visualmente, e, claro, chamando atenção pela simplicidade da idéia.

Photobucket

Fonte: adsoftheworld.com

PS: Não se surpreenda se tiver um desejo súbito de comprar um Mac ou um iPhone.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Churrasco levado a sério

Exemplos de planejamento como o realizado recentemente pela Smirnoff me agradam bastante. É a velha máxima: bons planejamentos refletem em boas ações. Em ação feita para sua Caipiroska, a marca comprova isso, disponibilizando conteúdo e serviço ao seu consumidor.

Para conhecer melhor o target da Caipiroska, Smirnoff realizou uma pesquisa em São Paulo, buscando descobrir qual a melhor ocasião para o consumo da bebida. A resposta foram sonoros 44% indicando que o churrasco é a ocasião ideal.

Tendo essa resposta por parte do público, Smirnoff não perdeu tempo e elaborou um conteúdo que falasse diretamente com esse consumidor. Em parceria com o Yahoo! Brasil, desenvolveu o portal do churrasqueiro, ou melhor, do churraskeiro. Neste, o usuário encontra conteúdo de real utilidade, que oferece dicas e promove interação entre os usuários, através da integração de ferramentas como Flickr e e-groups. A possibilidade de interação vai mais além, permitindo ao usuário enviar um convite bastante simpático de seu churrasco aos amigos por e-mail, em uma forma divertida de divulgação da marca.

Photobucket

Outro ponto de destaque é uma ferramenta extremamente prática para o bom churrasco: vc digita quantos homens e quantas mulheres estarão no churrasco, as carnes que deseja servir, e o aplicativo calcula a quantidade necessária. Algo no mínimo semelhante ao Churrascômetro, desenvolvido pela Antárctica há alguns anos, que realizava basicamente a mesma função.

Photobucket

Photobucket

Seguindo esta mesma linha, Smirnoff também criou uma promoção interessante para o portal, convidando os participantes a compartilharem sua melhor receita de churrasco. As três melhores serão premiadas com kits exclusivos da marca.

Em termos gerais, a Smirnoff mostra maturidade em sua abordagem no meio online. Utilizando a web como solução para a oportunidade detectada, a empresa não apenas foge do arroz e feijão 2.0, mas disponibiliza conteúdo e serviço de qualidade buscando para reter o usuário, aumentando seu contato com a marca.

Fonte: adivertido.com

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mídia exterior interior

Campanhas contra o desperdício de água são feitas aos montes. Eu mesmo já fiz uma em meu primeiro semestre de faculdade (algo constrangedor de se lembrar, diga-se de passagem). Mas é difícil ver algum resultado. Simplesmente porque, não apenas em campanhas sobre economia de água como em várias outras de apelo semelhante, a pessoa que tem contato acha que a campanha está falando com qualquer pessoa, menos ela. Afinal, a parte dela já está sendo feita.

Uma solução bastante satisfatória é dar tom pessoal à mensagem, certificando o leitor de que, sim, estão falando com ele mesmo, não adianta olhar para os lados. Outro ponto bem interessante é fazê-lo sentir na pele as consequências dos atos. Não é sempre que isso é possível, e é necessária grande dose de bom senso, mas se o objetivo da ação é impactar, é o que esta faz.

Em ação da Fundação Água Limpa, foram aproveitados avisos de falta de água como uso inusitado de mídia para alertar a população em relação ao racionamento. A mensagem dada é de que "se com alguns dias de falta d'água você já vai sofrer, imagine se um dia ela acabar de uma vez", em criação da PS10 do Rio de Janeiro.

Photobucket

Fonte: adsoftheworld.com

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Abrigos de papelão

Há uma linha muito tênue que define o sucesso ou não de uma ação para uma causa social. Existe uma vontade recorrente de se emocionar o público com algo tocante, para sensibilizá-lo em reação à realidade, mas isso acaba por constranger o público, e assim espantá-lo.

Na Austrália, a CommunisNitro, em parceria com o realestate.com.au e com a Mission Australia, conseguiu conseguiu impactar o público na medida certa. Foi criada uma cidade de papelão no Martin Place, em Sidnei, convidando a população a ajudar os 100.000 sem-tetos do país.

Photobucket

E a parte mais interessante da ação é que, para poder ajudar, o que o público precisava fazer era extremamente simples: acessar o site houseforthehomeless.com.au. Para cada acesso, um dólar seria doado pelo realestate.com.au para a Mission Australia. O objetivo da campanha era arrecadar $100.000 em trinta dias.

Comprovando o grande impacto da ação, tal objetivo foi alcançado em 48 horas. O que mostra que uma ação que convide o público a participar pode trazer resultados bastante satisfatórios, quando fica claro o que este precisa fazer para ajudar e, de preferência, se for algo simples, que não exija muito esforço nem que o tire de sua rotina.

Fonte: adsoftheworld.com

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ágora Espmiana

Photobucket

Vc provavelmente já leu em algum lugar sobre o 3º Encontro dos Blogueiros Publicitários, que acontecerá no próximo dia 7 de junho na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo.

Se vc é blogueiro e publicitário, não necessariamente nessa mesma ordem, está convidado a participar. E o convite é feito pela galera que veio, viu e venceu, e que não tem vergonha de pagar um mico básico de vez em quando:



Para participar, basta se inscrever no site do encontro. É uma ótima oportunidade para se expandir a rede de contatos ao Real Life. Afinal, ar puro ainda existe nos dias de hoje, e é sempre interessante descobrir pessoas de carne e osso por atrás da web.

Caso pseudo-blogueiros e pseudo-publicitários também estejam autorizados a participar, talvez este que vos fala dê as caras.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Limpeza no xadrez

Responda rápido: qual o diferencial de Ace? É bem verdade que a pergunta poderia ser extendida praticamente a todas as marcas de sabão em pó tranquilamente. Mas não vou propor uma reflexão sobre o posicionamento das diversas marcas do setor. A intenção é destacar a forma encontrada para comunicar tal diferencial.

Ok, sua marca lava mais branco. E o público já absorveu a informação, no mínimo, por osmose. Assim como a de que seu concorrente também lava mais branco. Como comunicar isso ao target, então, fugindo do óbvio?

O sabão em pó Ace, da Procter & Gamble, chegou a um interessante insight. A batalha do branco e as manchas já foi retratada de diversas maneiras, mas raramente com a eficiência da associação gerada na criação da
agência Grey de Istambul. Na peça, as roupas brancas e os causadores de mancha se enfrentam num tabuleiro de xadrez, que termina em xeque-mate das peças brancas.

Photobucket

Fonte: aletp.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Hora do Intervalo

Outdoors em formatos criativos estão em alta: já vimos outdoor em pé, torto, descolado, com objetos colados, um sobre o outro, de cabeça pra baixo, de conteúdo colaborativo, de mensagem personalizada, com peças parasitas, entre outros, muitos outros. A novidade da vez é outdoor fora do outdoor.

Para a comunicação do chocolate Pessek Zman (Time Out), líder de mercado em Israel, A Young & Rubicam de Tel Aviv efetivamente deu um descanso para os modelos dos outdoors israelenses, para que pudessem desfrutar de seu chocolate. Maneira bastante criativa, além de bastante chamativa, de comunicar o diferencial do produto, convidando o público de forma clara e sutil a se juntar aos outdoors, no break nosso de cada dia.

Photobucket

Pessoalmente, me agrada bastante quando a inovação no formato complementa a mensagem, e não apenas procura chamar atenção. É a lei do bom e velho "unir o útil ao agradável".

Fonte: adsoftheworld.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pegadinha do Mallandro

Quando se tem um produto tão difundido, e de diferencial tão reconhecido como Super Bonder, as possibilidades de comunicação são ampliadas, dando abertura para ações inovadoras.

E a marca mostra saber tirar bom proveito disso. Não é sempre que se vê veiculada alguma peça de Super Bonder, até porque seu produto é grande líder de mercado, e a marca se tornou sinônimo da categoria (que nem eu sei o nome, por acaso).

Mas suas ações, com o objetivo de manter seu recall, têm sido sempre bastante criativas. A última da que me recordo foi em algum Big Brother Brasil da vida, em que colaram participantes de cabeça pra baixo no teto, ação de grande destaque na época.

Sua mais recente é uma ação de guerrilha surgida de uma idéia que certamente muita gente de certa forma já teve: colar coisas no chão. Mas, no caso, estas coisas seriam moedas de 1 real. 400 delas, mais precisamente. O resultado foi uma ação ao melhor estilo Topa Tudo por Dinheiro, em que as pessoas que passavam pelo local se mostravam atônitas e/ou tentaram até certo nível retirar as moedas, sem sucesso.



A criação, da DM9DDB, de certa forma lembra a ação recente de 3M, que colocou um contêiner de vidro blindado cheio de dinheiro na rua para mostrar que, basicamente, o vidro era inquebrável. Acontece que a versão brasileira disso envolve no máximo 400 reais, ou então facilmente alguém teria a brilhante idéia de utilizar uma britadeira e levar contêiner e tudo.

Fonte: adivertido.com e adsoftheworld.com

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]



Enter your email address:

Delivered by FeedBurner